Exercícios Aeróbicos – Pedalar #2

5 dez

Oi meninas, tudo blz?! Hoje vou continuar na série “exercícios aeróbicos” e aproveitando a sequência da lista do primeiro post (AQUI), vou falar um pouco pra vocês sobre o pedalada. Se você pensa que pedalar é só pegar a bike e sair por aí pedalando, calma, não é bem assim. Tem que estar atenta aos cuidados necessários para iniciar a prática.

Pedalar, além de ser um ótimo exercício para reduzir o percentual de gordura, melhora a capacidade cardiorrespiratória. E o melhor: dá sensação de liberdade e independência. Ai, pedalar sentindo o vento é maravilhoso, gente.

PEDALAR

É um exercício que trabalha principalmente com os músculos inferiores: coxa, glúteo (bumbum) e panturrilha. E ainda estimula muito a contração do abdômen, já que é uma prática que exige postura reta. Dependendo da intensidade da prática é possível enrijecer esses músculos.

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Pedalar é uma prática que oferece pouco impacto. Na corrida, por exemplo, o nosso peso é posto inteiramente nas nossas pernas, forçando as articulações a cada passada. Já a pedalada, como é um exercício sentado, o peso acaba ficando dividido, não sobrecarregando nenhuma parte do corpo.  Sendo muito indicada para pessoas que estão muito acima do peso, devido a isso.

Mas para pedalar é necessários estar atenta a alguns pontos básicos:

  • Cuidado com a roupa

Sempre escolha roupas leves e frescas. Use shorts ou calças coladinhas e flexíveis. Existem bermudas acolchoadas especialmente para pedalar.

  • Use acessórios

Capacete, luvas e suporte para garrafinha de água são indispensáveis na hora de resolver pedalar. O capacete é fundamental, para proteção do impacto de possíveis quedas. Luvas sempre! Assim mantém as mãos secas possibilitando maior firmeza. Água sempre e sempre.

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  • A bicicleta certa

Gente existe milhares e cada tipo apresenta detalhes na sua estrutura que faz toda diferença. Então pesquisem, conversem com o vendedor e escolha a ideal para o que você quer, seja para pedalar na cidade ou em trilhas irregulares.

  • Escolha o selim certo!

Para quem não sabe o que é selim é o assento da bicicleta. É super importante você procurar um que se adapte ao formato do seu corpo, pois é ele que vai garantir o conforto da sua prática. Por isso, teste na loja, antes de comprar. E lembre-se, eles vendem os selins unissex, por isso a importância de testar, pois eles deveria ser diferentes, já que a estrutura óssea do quadril do homem é diferente do da mulher.

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 Importante: Os mais recomendáveis são os cobertos por Lycra, couro ou curvim, com revestimento de gel internamente. Amortecem os choques. Esse modelos vazados no meio, reduzem a pressão na região intima. Meninas, prefiram os selins com a parte de trás mais larga, permitem maior acomodação do bumbum 🙂 Lembrem-se: é importante levantar-se do banco quando estiver pedalando a cada 5 a 10 minutos. Pesquisas mostram que a falta de circulação nessa região pode provocar problemas circulatórios e neurológicos.

  • Farol para uso a noite

Se resolver pedalar a noite, NUNCA esqueça do farol, para sua sinalização noturna.

  • Olha o carro aí

Muito cuidado com os carros, muitas cidades brasileiras não apresentam ciclovia, portanto todo cuidado é pouco para pedalar em ruas. Fique atenta aos sinais. 

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  • Regule certo a altura do selim

Gente, isso é MEGA importante, a altura do selim errada pode causar diversas lesões além do ficar desconfortável. A altura recomendável é aquela em que você pedala e o pedal está embaixo, a perna fica QUASE esticada.

Evite:

  1. Evite pedalar em horários de pico, pois a quantidade de veículos nas ruas é bem maior.
  2. Evite ingerir comidas pesadas e ir pedalar, ou ir depois de refeições.
  3. Evite beber muita água durante a pedalada, beba, mas de forma fragmentada (de pouquinho em pouquinho).

Lembre-se de se alongar antes da prática.

Bom meninas, são essas as dicas de hoje. Se caso eu tenha esquecido de falar algo e quiserem sabem, comentem aí que eu falo 😀 Por que são muitas coisas e eu tento resumir para facilitar pra vocês.

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Obs: É sempre importante lembrar que antes de iniciar qualquer exercício físico, deve-se passar pelo Médico e em seguida procurar um profissional de Educação Física.

Bora pedalar?? Mexam-se!

😉 

Beijos!

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2 Respostas to “Exercícios Aeróbicos – Pedalar #2”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Perca os Culotes indesejáveis | - abril 1, 2013

    […] Pedalar é ótimo para perder essas gordurinhas indesejadas na região do quadril e coxa. Dicas sobre pedalada AQUI! […]

  2. Pós e contras dos Exercícios Físicos | - agosto 7, 2013

    […] A favor: melhora o condicionamento físico (post sobre bike). […]

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