Esteira X Elíptico

4 mar

Oi meninas, segunda-feira é dia de se mexer 🙂 e para vocês conhecerem mais um pouco os equipamentos de academia e escolher o que melhor se enquadra aos objetivos que estão procurando, resolvi falar um pouco pra vocês sobre os aparelhos: Esteira e Elíptico. 

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Independente do aparelho que você usa, o mais importante é se sentir bem e confortável na hora de se exercitar. Até por que não tem nada pior do que fazer um exercício que você não gosta, mas faz por que emagrece, enrijece, ou por qualquer outro motivo.  Sempre escolha o que tem deixa mais confortável e feliz ao usá-lo. Voltando a Esteira e o Elíptico, ambos são excelentes para quem procura treinar condicionamento físico e exercícios aeróbicos, mas cada um tem suas particularidades.

Vamos conferir os prós e contra de cada um deles e escolha o seu preferido! 😉

  • Condicionamento físico 

Na esteira, você pode realizar caminhada e corrida. Para caminhar, não é necessário um grande condicionamento físico. Para correr se faz necessário um certo condicionamento físico. Tudo depende da intensidade do exercício, frequência cardíaca e a duração.

Como na maioria dos aparelhos, o condicionamento físico exigido depende muito da intensidade que será praticado. Com o elíptico não é diferente. Um iniciante consegue realizar um exercício no elíptico com a intensidade de acordo com seu preparo. 

  • Exercício muscular 

Tanto a corrida como a caminhada, trabalham bem os músculos inferiores como: panturrilha, coxa, músculo posterior da coxa, glúteos e abdômen.

O elíptico também trabalha estes músculos, mas o forte está mesmo nos grupos inferiores, já que o aparelho solicita maior esforço dessa região do que a esteira, já que você pode aumentar a intensidade deixando o aparelho mais “pesado”.

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  • Impacto nas articulações 

A esteira oferece mais impacto do que o elíptico, mesmo se o exercício escolhido for a caminhada. 

O elíptico é um exercício com nível baixo de impacto, já que sua prática não a necessidade de tirar o pé do aparelho. O que acarreta uma quantidade mínima de tensão nas articulações. 

  • Gasto calórico 

Tanto na esteira como no elíptico, o gasto calórico varia de acordo com uma série de fatores, como: peso da pessoa, condicionamento físico, metabolismo, idade, intensidade do exercício e duração. No entanto, o gasto calórico em média do gasto calórico da esteira está entre 300 a 500 kcal por hora de exercício. 

No elíptico, o gasto calórico varia de 400 a 500 kcal, aproximadamente.

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  • Variação de treino 

A esteira o treino pode ser variado, mudando a inclinação, ajustando a velocidade, podendo aumentar ou diminuir a intensidade do treino. 

O elíptico, não oferece tanta variação de treino, mais é possível reajustar a carga e a intensidade do treino.

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  • Risco de lesão 

Na esteira, o risco de lesão ocorre devido à própria execução do movimento da corrida. 

No elíptico, devido ao impacto ser menor, os riscos são bem menores. 

Obs: É sempre importante lembrar que antes de iniciar qualquer exercício físico, deve-se passar pelo Médico e em seguida procurar um profissional de Educação Física.

MEXAM-SE!

Beijos!

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Uma resposta to “Esteira X Elíptico”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Barriga seca! | - junho 12, 2013

    […] de gordura do corpo com a queima de calorias. Para variar o treino, vale ainda investir na bicicleta ergométrica ou no elíptico, exercícios aeróbios de menor […]

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