O tênis certo!

25 mar

Oi gente, normalmente ficamos super na dúvida na hora de comprar um tênis e muita gente compra aquele tal modelo por que achou lindo, ou por que é colorido, simples, confortável… Enfim, por diversos motivos e não pelo motivo que realmente interessa, o certo para a prática que vai usá-lo!

tenis

Não tem nada pior do que comprar um tênis e na hora do exercício físico ele ficar lá incomodando ou não ser tão macio como deveria. E para que isso não aconteça, preparei esse post para vocês não errarem mais na hora da compra. Comprar um tênis pode até parecer uma tarefa fácil, mas não é tão fácil assim. Pontos importantes devem ser definidos antes da escolha do TÊNIS CERTO! Vejam eles aqui 😉

Tênis e pisada

É super importante você saber qual é o seu tipo de pisada. O tênis adequado para cada pessoa deve oferecer ao seu dono amortecimento e estabilidade certa para cada tipo de pé. Muitas lojas oferecem um teste de pisada, onde andamos em cima de uma plataforma ou sensor e são super válidos para o diagnóstico certo do tipo de pisada.

Tipos de pisadas

tipos-de-pisadas (1)tipos-de-pisadas

Neutra: A pisada neutra começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro durante a movimentação, terminando com a parte da frente do pé inteira tocando o solo.

Pronação: A pronação acontece quando, durante a movimentação, a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé inicia a rotação para dentro e só depois se endireita.

Supinação: Supinação é o oposto de pronação. Ela acontece quando, durante a movimentação, o calcanhar toca o solo e o pé inicia uma rotação para fora.

Amortecimento dos tênis

Imagem1

Os tênis com maior amortecimento são indicados para esportes ou exercícios físicos com maior impacto, como corrida, vôlei, basquete. Alguns exercícios necessitam de mais estabilidade e outros de mais amortecimento – o que ajuda na distribuição do impacto no corpo.

Duração do tênis

tenis (1)

Normalmente os tênis são trocados quando já estão furados! Sempre temos aquela sensação de quanto mais velho, mais confortável fica, né?! No entanto, o ponto primordial para troca de tênis é a perda de amortecimento, que decorre do número de vezes que você usou. Quando você sente que está batendo o pé mais forte no solo é sinal de que o amortecimento está falho, hora de trocar!

Numeração do tênis

Para uso de tênis para exercícios físicos, o recomendável é a compra de um número maior do que a sua numeração de fato. Pois, durante a prática é normal o pé ficar um pouco inchado. Então para evitar desconforto, e bolhas devido ao atrito do pé com o tênis, essa é a opção.

Variação de tênis

Normalmente ouvimos as pessoas falarem que tem mais de um tênis para evitar calos. Mas não é necessário, basta ter 24 horas de intervalo entre um treino e outro, sem ter problemas desse tipo.

Agora já estão prontos para fazer a compra certa 😉

mexam-se!

Beijos!

Anúncios

8 Respostas to “O tênis certo!”

  1. kaefer's março 25, 2013 às 12:41 #

    wow, excelentes dicas!
    sempre compro um tênis sempre de acordo com a aparência e deixando de lado total os benefícios que ele carrega
    ):

    http://newdaynewdress.wordpress.com
    beijinho!

  2. Márcio Mutuca março 25, 2013 às 14:35 #

    Publiquei uma matéria outro dia sobre isso tb !!! Muito bom seu site esta de parabéns !!!

    • leilanelimas março 28, 2013 às 12:20 #

      É importante né?
      Obrigada Márcio 🙂 fico feliz que tenha gostado.
      Bju!

  3. segredosdagarota março 25, 2013 às 18:56 #

    Oii florzinha… Vim aqui retribuir a visita e dizer que adorei seu post. Beijinhos… Não esqueçe de confirir meu cantinho. 🙂
    http://segredosdagarota.wordpress.com/

Trackbacks/Pingbacks

  1. Caminhada também previne doenças | - abril 24, 2013

    […] são um grande risco aos praticantes, já que podem aumentar as lesões, torções e tombos. O tênis adequado também é super […]

  2. Pós e contras dos Exercícios Físicos | - agosto 7, 2013

    […] A favor: melhora o condicionamento cardiacovascular (post sobre corrida) Contra: cuidado com o impacto que a prática exerce no joelho e na coluna. Escolha um tênis com bons amortecedores (dicas sobre isso aqui). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: