Reeducação Alimentar

15 abr

Bom Dia, pessoal. Sou Kênia Oliveira, nutricionista. Estou aqui para levar um Papo Doce todas as segundas-feiras sobre nutrição com vocês. A ideia é levar para vocês o conhecimento de alguns assuntos, dicas, alimentos e receitas nutricionais super legais e interessantes que vocês possam adquirir no seu dia a dia.. Estarei aberta a responder todas as dúvidas e questionamentos. Espero que gostem.

Hoje resolvi falar sobre reeducação alimentar por ser a melhor maneira de emagrecer sem correr o risco de engordar novamente e ter uma vida mais saudável. A reeducação alimentar é a receita para emagrecer com saúde e para sempre.

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Durante toda a nossa vida, principalmente na infância, aprendemos o que e como devemos comer com nossos pais e pessoas da nossa convivência, nem sempre alimentos saudáveis. Quando ficamos mais velhos ou nos deparamos com alguma doença como hipertensão, colesterol alto ou mesmo com o sobrepeso, tomamos consciência da importância da alimentação para uma vida melhor e descobrimos que não nos alimentamos de forma balanceada.

Aí é que entra a reeducação alimentar, que na verdade consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da nossa cultura.

A principal coisa que devemos aprender é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.

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O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de uma nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa mas não será para outra. Deve-se levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes.

Seguir dietas muito restritivas que prometem uma grande perda de peso num curto espaço de tempo não ensina o indivíduo a comer de forma saudável e favorece o efeito sanfona. A reeducação alimentar não o impede de comer nada, mas ensina a comer de tudo, na quantidade certa. Fazer uma dieta balanceada durante alguns meses garante a reeducação alimentar, e fica mais fácil emagrecer e ter uma saúde de ferro.

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Mas de maneira geral podemos pontuar algumas atitudes que qualquer pessoa pode adotar para “reeducar” a sua alimentação:

1 – Fazer de 4 a 6 refeições ao dia;

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2 – Manter o intervalo regular entre as refeições, o ideal é fazer uma refeição a cada três horas;

3 – Manter os horários, comer devagar e mastigar bem os alimentos;

4 – Ingerir bastante liquido, o ideal é de 8 a 10 copos de água ao dia;

5 – Sobre as dietas radicais, dietas da moda surgem a todo momento, na TV, revistas e os jornais exploram o marketing das dietas e produtos milagrosos, mas as pessoas acima do peso ou obesas continuam na mesma, gastando seu dinheiro sem colocar em prática um processo de educação alimentar.

6 – Evitar comprar alimentos calóricos, industrializados, fast food e pobres em nutrientes. Optar por frutas, verduras, carnes magras, queijos brancos, iogurte natural, cereais e biscoitos integrais.

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7- As refeições fora de casa, em restaurantes por quilo, observar, em primeiro lugar, todas as opções culinárias oferecidas antes a sua escolha. Escolher opções de hortaliças, legumes cozidos ou combinados, de preferência sem maionese, tempere-as com molho de ervas, azeites e pouco sal. Der preferência a carnes magras, massas com molho ao sugo, cogumelos ou ervas. Não esquecer que arroz e feijão são preparações brasileiras que apresentam equilíbrio nutricional.

8 – Doces são permitidos, mas esporadicamente e em pequena quantidade;

9 – Evitar as bebidas alcoólicas ou consumir esporadicamente e em pequena quantidade, recomenda-se 1 taça de vinho tinto ao dia , pela sua riqueza em flavonoides.

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10 – Pratique atividade física regularmente.

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E ai pessoal gostaram? Esse é o primeiro passo para uma vida mais saudável.

Kênia Oliveira

Beijos!

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10 Respostas to “Reeducação Alimentar”

  1. Ligia maria abril 15, 2013 às 12:59 #

    Que ótimo, estou amando este blog está me ajudando no estilo de vida, de viver saudável . Amoooo

    • leilanelimas abril 15, 2013 às 21:18 #

      Oi linda, que bom! Muitas novidades por aí, nutrição e atividade física.
      Bju!

  2. kaefer's abril 15, 2013 às 17:47 #

    nossa, que ótimo me deparar com um post desse nível falando sobre reeducação alimentar! é ótimo esse incentivo e cuidar um pouco mais da gente! estaremos de olho aqui sempre em todos as atualizações!

    http://newdaynewdress.wordpress.com
    beijinho!

    • leilanelimas abril 15, 2013 às 21:19 #

      Oi, obaaa que bom!
      Venha mesmo, muitas novidades por aí 😀
      Bju!

  3. Katia abril 16, 2013 às 00:30 #

    Mto bom, adorei!

  4. Eriluce Andrade abril 18, 2013 às 00:23 #

    Parabéns, meninas, pelo novo projeto! Vai ser um sucesso para todas nós!
    Amei as “instruções”. O difícil para nós que passamos o dia quase todo fora de casa, “na correria”, é comer a cada três horas (ninguém aguenta barrinha de cereal “direto”) ou até mesmo tomar a quantidade de água necessária.

    • leilanelimas abril 21, 2013 às 03:46 #

      Obrigada amiga, vamos comigo nessa luta viu?! 😀
      Pois é, por isso a importância de uma nutricionista. Ela construí um cardápio ótimo com opções saudáveis e gostosas 😉
      Beijos!

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