Nutrição e Atividade Física

22 abr

Olá, meninas … hoje vai rolar um papo doce sobre nutrição e atividade física. Sabemos que  os dois caminham juntos, devido ao benefício que um acarreta ao outro.

Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para quem busca saúde e qualidade de vida. A associação entre a prática regular e orientada de atividade física com uma alimentação balanceada permite a obtenção de melhores resultados.

Uma boa nutrição com exercícios trazem diversos benefícios ao organismo: redução e manutenção do peso em função do aumento do gasto calórico, perda de gordura localizada, ganho de massa muscular, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorespiratória, diminuição do estresse, prevenção e melhora de doenças como: diabetes mellitus, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, entre outras.

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A alimentação desempenha um papel importante na atividade física pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar.

Sabe-se que a musculação é o meio mais procurado por aqueles que almejam um corpo malhado e bem definido. Porém, algumas vezes os resultados almejados não são alcançados e este fato deve-se também a uma alimentação inadequada. Uma alimentação correta é capaz de auxiliar os treinos, recuperando o corpo, dando energia durante a atividade e aumentando a massa muscular através do consumo de certos alimentos.

Para que o ganho de massa muscular seja garantido, é necessário um cardápio adequado, contemplando os seguintes nutrientes/alimentos: carboidratos, vegetais, frutas, azeite de oliva e proteínas, consumidos em porções e horários adequados.

O que comer Antes, Durante e Pós treino?

CARBOIDRATOS

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A dieta de um praticante de atividade física deve ser composta, em sua maior parte, por alimentos ricos em carboidratos, que são as principais fontes de energia da dieta, tem o poder de retardar a fadiga e diminuir o risco  de lesões, permitindo assim um treinamento mais intenso e mais consistente. Os carboidratos complexos são aqueles mais indicados, com fibras em sua constituição, por exemplo a aveia, o pão integral, cereais integrais e o arroz integral. O carboidrato deve ser consumido antes e após o término da atividade, pois contribui para que a recuperação muscular se torne mais rápida, preparando o músculo para atividades subsequentes.

PROTEÍNAS

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A proteína é de extrema importância já que é utilizada para a síntese protéica que ocorre no período pós-atividade física. Durante o exercício ocorrem lesões nas fibras musculares que precisam ser reparadas, fornecendo a quantidade necessária de proteínas pode-se acelerar o reparo muscular e favorecer o aumento de massa muscular. Os alimentos protéicos, como: leite, queijos brancos, iogurte, ovos, soja e quinua, devem ser consumidos após a atividade física.

LIPÍDIOS

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A prática de atividade física tem como um de seus objetivos reduzir os depósitos de gordura corporal, portanto deve ser acompanhada de baixa ingestão de lipídios na dieta, para que os resultados sejam obtidos mais rapidamente. Os lipídios são a segunda fonte de energia durante o exercício e também tem papel na síntese de hormônios, na formação de membranas celulares e absorção de vitaminas lipossolúveis. Dê preferência, as gorduras insaturadas como as encontradas na semente de linhaça, semente de girassol e no azeite extra virgem.

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A hidratação é importante para o bom desempenho físico. A ingestão de água antes, durante e após o exercício é fundamental para repor a perda hídrica que ocorre durante a atividade física.

SUPLEMENTOS

De forma geral, a necessidade de nutrientes de atletas só difere em quantidade da recomendação para sedentários. Muitas pessoas ,utilizam suplementos para substituir refeições, conduta esta que deve ser abolida. A suplementação é indicada quando a ingestão de alimentos não conseguir alcançar as necessidades, ou mesmo se estas forem muito aumentadas, o que vai depender da frequência dos treinos e da atividade em questão.  Em algumas situações, o suplemento pode ser associado a uma refeição para garantir o aumento de um nutriente específico, para tornar a dieta mais viável dentro da rotina diária de cada atleta e/ou para melhor a absorção de determinado nutriente.

Lembrando que esses tipos de suplementos devem ser prescritos por um profissional nutricionista ou por um médico e NUNCA por conta própria.

Bom meninas é isso… espero que vocês mudem o estilo de vida com um alimentação balanceada e atividade física, para se ter um bom resultado.

Kênia Oliveira

Beijos

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7 Respostas to “Nutrição e Atividade Física”

  1. Isabella Souto abril 22, 2013 às 15:33 #

    Como futura nutricionista, adoro posts como este e muito obg por mostrar que carboidrato é importante sim para as suas leitoras, não como a maioria das pessoas fazem de querer retirar todo o carboidrato da dieta. Alias o nosso cerebro só tem função de pensar e etc graças ao carboidrato pois ele é o unico combustivel para o cerebro tanto que somente nosso cerebro gasta em torno de 500 kcal por dia! Adorei o post, mesmo só dando uma “pincelada” na nutrição mostrou os 3 tipos de fontes principais do nosso corpo Carboidratos, proteinas e lipidios .
    Esta de parabéns

    • leilanelimas abril 22, 2013 às 16:03 #

      Oi Isa, posts de nutrição feito pela colaboradora Kênia Oliveira. Mas fico muito feliz com seu comentário. Obrigada 🙂 Pois é, o carboidrato é de fundamental importância.
      Volte sempre por aqui… Adorei!
      Beijo linda!

  2. Kate Ellen Sousa abril 22, 2013 às 16:06 #

    Eu que brigo com a balança a tempos percebi que sim, a alimentação equilibrada sempre será uma ótima aliada. Tão bom poder contar com o apoio de vocês. Tem selinho no meu blog pra você Leilane: (http://asuperkate.blogspot.com.br/)

    • leilanelimas abril 23, 2013 às 23:10 #

      Oi Kate, brigamos amiga! Por isso vamos juntar nossas forças e fechar a boca! hahahah
      Ai que fofo, vou lá 😉
      Volte sempre!
      Bju!

  3. segredosdagarota abril 22, 2013 às 18:57 #

    Adoro seu blog. Queria saber a quanto tempo já tem ele?
    http://segredosdagarota.wordpress.com/

    • leilanelimas abril 23, 2013 às 23:07 #

      Oi linda, obrigada 😀 estou com o blog desde outubro de 2012 🙂
      Bju volte sempre!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dicas para o treino render | - maio 15, 2013

    […] A alimentação sempre vem em primeiro lugar, pois é uma grande aliada no treino seja qual for seu objetivo. O acompanhamento nutricional (contrate a sua aqui!) é de grande importância para melhorar os resultados. Respostas ao treino que normalmente demoram um ano, pode aparecer em poucos meses. A alimentação balanceada com horários certos, ajudam a manter o treino no ritmo e na intensidade adequada. Sem comer em exageros e nem ir treinar em jejum. São grandes erros! Para saber o que consumir antes e após o treino, vejam esse post aqui! […]

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