Caminhada também previne doenças

24 abr

Oi, meninas. Quem acompanha o blog sabe que estou em um processo de emagrecimento com dietas e exercícios físicos. Quero mostrar pra vocês que é super possível emagrecer com saúde, seguindo os passos certos. E um desses passos é a nutrição adequada e exercício físico. Já fiz um post falando da caminhada, lá no início do blog e seus benefícios. Mas esse de hoje quero que leiam com atenção e de fato levem para a prática do seu dia a dia, adquirindo mais saúde e bem-estar.

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Para quem curte caminhada ao em vez da corrida, ou quem deseja começar agora a se mexer, a caminha é uma ótima opção e a partir de agora terá mais motivos ainda para começar. Pesquisa do Lawrence Berkeley National Laboratory, na Califórnia (EUA) e publicada no periódico Arteriosclerosis aponta que a caminhada moderada pode ser tão eficiente à saúde quanto a corrida. A pesquisa acompanhou diversos corredores e outros praticantes da caminhada, comparando os gastos de energia, os diagnósticos médicos de hipertensão, hipercolesterolemia, diabetes e doença cardíaca coronariana. E os resultados dos participantes da pesquisa são semelhantes porque as duas atividades físicas envolvem os mesmos grupos musculares, mudando apenas a intensidade da prática. No entanto, para os que praticavam caminhada, as reduções do risco eram ainda maiores. Vejam:

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  • Não descuide

Não faça da sua caminhada um passeio. A intensidade da caminhada é um ponto fundamental para a prevenção de ter colesterol alto, diabetes ou hipertensão.

  • Mantenha a frequência no exercício 

O ideal é, no mínimo, 30 minutos, três vezes por semana. Tente seguir a risca os três dias. Com menos que isso será difícil trazer benefícios à saúde. Os que já caminham, o recomendável é sempre tentar aumentar o tempo ou o ritmo dos exercícios, sempre observando como seu corpo está reagindo. Cada pessoa tem o  seu próprio condicionamento físico e pessoas que estão sedentárias há um certo tempo, podem ter resultados prejudiciais se praticarem além do que o seu corpo é capaz de suportar. Por isso é recomendável procurar um médico antes de começar a prática e em seguida um profissional de educação física. 

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  • Solo e tênis

A escolha do lugar certo para caminhar é super importante. Solos irregulares são um grande risco aos praticantes, já que podem aumentar as lesões, torções e tombos. O tênis adequado também é super fundamental.

  • Ruas inclinadas

Caminhar em ruas inclinados é ótimo para intensificar o fortalecimento muscular e ainda melhorar a capacidade aeróbica.

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  • Escadas

As escadas aumenta o fortalecimento, uma vez que o exercício recruta mais músculos, podendo ser mais uma opção para alternar nos dias dos exercícios. Atenção e cuidados no cansaço excessivo, à resposta do seu corpo.

Se dedique a sua prática. Mesmo que seja a caminhada, ela pode trazer ótimos benefícios a sua saúde quando bem praticada. Sigam as dicas e mexam-se!

Obs: É sempre importante lembrar que antes de iniciar qualquer exercício físico, deve-se passar pelo Médico e em seguida procurar um profissional de Educação Física.

MEXAM-SE!

Beijos!

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