Nutrição – Vitaminas

29 abr

Bom Dia meninas, hoje o papo doce é sobre elas, as VITAMINAS, elas que tem um papel tão importante na nossa alimentação e consequentemente no nosso organismo.

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As vitaminas são substâncias orgânicas  que o nosso organismo não consegue produzir. Necessárias em pequenas quantidades e obtidas através de uma alimentação equilibrada, as vitaminas são essenciais ao nosso organismo, atuando em conjunto com algumas enzimas, controlando atividades das células e diversas funções do corpo.

O papel das vitaminas no organismo é extremamente importante, pois são elementos nutritivos essenciais para a vida e que possuem na sua estrutura compostos nitrogenados (AMINAS), os quais o organismo não é capaz de sintetizar e que, adquirimos através da alimentação, e sua falta provocara manifestações de carência ao organismo.

A carência de vitaminas na dieta produz doenças graves, as avitaminoses, como o raquitismo, a xeroftalmia (cegueira noturna), a pelagra, diversas alterações no processo de coagulação do sangue e a esterilidade, também a ingestão excessiva de vitaminas pode causar perturbações orgânicas, as hipervitaminoses.

Existem também alguns conceitos errados. Por exemplos, algumas pessoas acreditam que as vitaminas são pílulas de energia ou substitutas dos alimentos.  Elas pensam que, por tomar vitaminas, não precisam comer “alimentos de verdade”. Isso é totalmente errado. Na verdade, as vitaminas não podem ser absorvidas ou assimiladas pelo sistema digestório sem alimentos.

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As vitaminas são divididas em dois grupos:

Vitaminas Hidrossolúveis: Tiamina B1, Riboflavina B2, Niacina B3, Vitamina B6, Vitamina B12, Ácido fólico, Ácido Pantotênico, Biotina, Colina e Vitamina C.

Vitaminas Lipossolúveis: Vitaminas A, D, E e K.

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Quando dividimos nossa dieta diária de 4 a 6 refeições, pratos coloridos e alimentação variada com os diversos grupos alimentares, conseguimos atender as recomendações de macronutrientes e micronutrientes, como as vitaminas.

Dicas:
As frutas, verduras e legumes desempenham papel importante na alimentação, pois são fontes ricas de vitaminas, minerais e fibras. Aproveite as cascas das frutas, como maçãs e pêras, mas lave-as primeiro, em vez de tomar sucos de fruta, coma a fruta inteira.
Não cozinhe demais os legumes. Acostume-se a comer alguns deles completamente crus para não perder seus nutrientes; A melhor escolha para se manter “vitaminado”, portanto, é ainda o bom e velho modo: uma alimentação nutritiva, variada e, ao contrário das pílulas, saborosa!

É isso ai meninas, vamos nos alimentar bem cada vez mais!!!!

Beijão

Kênia Oliveira.

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2 Respostas to “Nutrição – Vitaminas”

  1. Kenia oliveira abril 29, 2013 às 19:27 #

    Matéria de hj mais que especial!!!

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