Dieta Detox

6 maio

Hoje o papo vai ser sobre uma dieta que está na “mídia” e também na “moda”, iremos ver a seguir como funciona essa dieta, sua importância, vantagens e desvantagens.

nutri12

Como funciona a Dieta Detox?

dieta detox, também conhecida como dieta desintoxicante, faz uma faxina geral no organismo, eliminando toxinas e quilos extras. Todos os dias nosso organismo é bombardeado por substâncias nocivas, como medicamentos, corantes, conservantes, gordura, entre outros. A dieta detox ajuda a eliminar esses excessos que, ao longo do tempo, vão se acumulando e impedindo que o organismo funcione “a todo o vapor”. Atualmente, por conta da vida sedentária, da falta de exercícios físicos e da alimentação desequilibrada, com o consumo elevado de produtos industrializados, nosso organismo precisa de limpeza. O objetivo principal desta dieta é fazer que essas toxinas tornem-se hidrossolúveis, para que sejam eliminadas por meio da urina, bile, suor e lágrimas.

A Dieta Desintoxicante baseia-se no consumo de frutas, hortaliças, água e suchás ( misturas de sucos e chás). Seus seguidores acreditam que o consumo destes alimentos ajuda no funcionamento dos rins e fígado e com isso promove a eliminação de toxinas acumuladas no organismo.

nutri13

Vantagens da Dieta Detox

Com a predominância de alimentos diuréticos em sua composição (água, chás, sucos e sopas), em especial nos primeiros dias, a dieta mantém o corpo hidratado e favorece a eliminação de líquidos, o que pode promover uma redução no peso corporal total. Além disso, as preparações são ricas em frutas, legumes e verduras, fontes em vitaminas e minerais que possuem ação antioxidante, evitando o envelhecimento precoce e, fibras que promovem a sensação de saciedade e o bom funcionamento do intestino.

Desvantagens da Dieta Detox ou Desintoxicante

A densidade calórica da Dieta Desintoxicante é extremamente baixa, ficando muito abaixo das necessidades energéticas de um individuo adulto.

A exclusão de gorduras e proteínas, mesmo que momentânea, contraria as recomendações propostas para uma alimentação saudável. Em especial quando a dieta é estendida o baixo consumo destes nutrientes pode afetar o equilíbrio do corpo.

A restrição de gorduras pode comprometer a absorção de vitaminas lipossolúveis. Já a drástica e prolongada restrição de proteínas pode prejudicar a formação de hormônios e reparação de tecidos, assim como impactar sobre os níveis de ferro, favorecendo ao desenvolvimento de anemia.

Minha Opinião como Nutricionista?

Recomendo a dieta detox no período de no máximo 7 dias, para que ocorram as vantagens da dieta como benefício, sem prejudicar na alimentação nem o funcionamento do organismo, além do que cresce a auto-estima do indivíduo e aumenta ainda mais a dedicação para continuar uma dieta após perceber resultados.  Depois dos 7 dias, recomendo uma dieta balanceada e equilibrada visando a reeducação alimentar,  que realmente faz emagrecer a longo prazo de maneira saudável.

Receitas Suco Detox

nutri14

Suco I

  • Couve – 1 folha
  • Limão – 1 unid
  • Abacaxi – 2 fatias
  • Laspa de gengibre – 1
  • Água – 200ml
  • Bate tudo no liquidificador e beber TUDO!

Suco II

  • Água – 100ml
  • Couve -1 folha
  • Maça com casca – ½ unid
  • Laranja descascada – 1 unid
  • Suco de Limão –  ½ unid
  • Lasca de gengibre e folhas de hortelã
  • Linhaça ou chia – 1 col de sobremesa
  • Bate tudo no liquidificador e beber TUDO!

 

Bom meninas, esse foi nosso post de hoje espero q vocês tenham gostado.

Beijinhos!

Kênia Oliveira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: