Treinamento Funcional: entenda melhor

8 maio

Oi meninas, já ouviram falar em treinamento funcional? Sabe como funciona? Se não, continuem lendo que vocês vão entender melhor 😉

O treinamento funcional é a realização dos movimentos humanos nos padrões funcionais, como puxar, empurrar, girar e lançar. É um método mais dinâmico do que a musculação, onde mistura diferentes capacidades físicas em um único exercício, trabalhando de forma integrada os músculos, diferente da musculação que trabalha os músculos de forma isolada. O treinamento funcional trabalha a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio. 

treina3

Na musculação os exercícios são realizados através dos aparelhos, no funcional, são usados alguns acessórios para realização dos exercícios que apresentam uma complexidade bem maior, devido a isso, é sempre importante ser praticado com orientação de um profissional de Educação Física. 

  • COMO FUNCIONA:

Os exercícios são realizados com alguns acessórios com bola suíça, mini trampolim, cones, cinto de tração entre outros. Em alguns movimentos, a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio. 

treina1

  • BENEFÍCIOS:

Melhoria da flexibilidade, condicionamento físico e cardiorrespiratório, tonificação muscular e gasto energético. O treinamento funcional por exigir uma maior complexidade do movimento e no envolvimento de várias capacidades físicas, faz com que o organismo tenha um gasto energético muito maior.

  • DINAMISMO NAS AULAS

Devido a grande variedade de exercícios, usando os acessórios que o treinamento utiliza é possível fazer treino sempre diferentes e dinâmicos. 

treina2

  • RECOMENDÁVEL:

É uma prática que exige um certo condicionamento prévio do indivíduo. Pessoas bastante ativas, com certeza se adaptarão mais rápido ao treinamento. Não é muito indicado para pessoas previamente sedentárias, devido a complexidade dos movimentos. É recomendável, iniciar a prática da musculação por exemplo, antes de ir atrás do treinamento funcional. 

MEXAM-SE!

Obs: É sempre importante lembrar que antes de iniciar qualquer exercício físico, deve-se passar pelo Médico e em seguida procurar um profissional de Educação Física.

Beijos!

Anúncios

2 Respostas to “Treinamento Funcional: entenda melhor”

  1. julianateloken maio 8, 2013 às 14:19 #

    Adorei!
    Eu que não curto nenhum pouco academia, musculação, certamente ia me adaptar bem… acho super parecido com pilates, não é? Eu adoro pilates, já fiz por um tempo, mas agora por falta de “verba” eu larguei, hehehe
    Beijos!

    • leilanelimas maio 13, 2013 às 17:43 #

      Oi amiga, é lembra um pouco haha.. Obrigada, volte sempre linda 😀
      bJU!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: