Nutrição e Estética

27 maio

Hoje o papo é de extrema importância, principalmente para nós mulheres que nos preocupamos tanto com nossa estética e muitas vezes fazemos TUDO por ela. Faremos um breve comentário sobre esse assunto.

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A alimentação saudável e equilibrada é o primeiro passo para garantir a saúde do nosso organismo refletindo diretamente na saúde e nutrição do corpo, pele, cabelo e unhas. A busca desenfreada pela boa forma e pela beleza vem, no entanto, tirando o foco da verdadeira importância para o nosso corpo de uma alimentação equilibrada, submetendo as pessoas a tomar remédios, ingerir substâncias desconhecidas, dietas malucas em fim varias ações inadequadas. Quando isso acontece, surgem as deficiências e desordens. Diversos estudos já mostraram e comprovaram que maus hábitos alimentares, com deficiências nutricionais e excesso de gordura saturada, carboidratos simples e sódio, podem causar diversas alterações estéticas. É importante garantir que a ingestão dos nutrientes aconteça na quantidade certa, pois a falta de um deles pode causar um desequilíbrio metabólico, resultando em diversas desordens estéticas (que podem ser nas unhas, cabelos, pele, como acne, manchas, celulite, flacidez, estrias, gordura localizada e envelhecimento precoce) e em problemas de baixo peso, sobrepeso e até mesmo obesidade.

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ALIMENTAÇÃO X ENVELHECIMENTO

Os radicais livres são moléculas que agridem as células saudáveis e levam à sua degeneração. A idade, o estilo de vida moderno, o stress, o tabaco, a poluição e a alimentação desequilibrada são fatores que aceleram os efeitos dos radicais livres, e somando-se a tudo isso uma ingestão deficitária de antioxidantes, torna importante o uso de uma suplementação alimentar adequada.

DICAS

  • Vitamina A (RETINOL)

Estimula a produção das células da pele regulando seu crescimento.

  • Vitaminas Antioxidantes (C,E e A)

Como são responsáveis por regenerar as enzimas  antioxidantes,  a carência destas  vitaminas promove o acúmulo do resultado da oxidação levando a manchas na pele.

  • Água

Fundamental para a hidratação da pele

  • Vitamina E

Ação antiinflamatória e fotoprotetora.

  • Carotenóides 

Varredores de radicais livres.

  •  Zinco

Importante no desenvolvimento de alterações associadas à idade.   

  • Selênio

Antioxidante, neutralizador de radicais livres, atua no tratamento   de rejuvenescimento celular, pele seca e envelhecida.

  • Cobre

Atua na formação das fibras colágenas e elásticas   

ALIMENTAÇÃO X CELULITE

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As causas da celulite são inúmeras:

  • Hereditariedade
  • Alterações Hormonais
  • Falta de Atividade física
  • Cigarro
  • Maus Hábitos alimentares
  • Alterações nos processos circulatórios

A alimentação pode influenciar e atenuar a celulite. Alguns alimentos na prevenção e outros podem agravar o quadro.

Alimentos a Serem
Evitados

Alimentos a Serem
Consumidos

Chá preto, chá mate, café. Frutas Frescas
Bebidas Alcoólicas e Refrigerantes Água
Produtos Enlatados Cereais integrais
Alimentos Industrializados Azeite de oliva
Molhos Industrializados Oleaginosas (castanha do Pará, nozes, sementes)
Doces e açúcares Leguminosas (feijão, soja, lentilha, grão de bico)
Carnes Gordurosas Carnes magras
Frituras Assados e grelhados
  Verduras e Legumes crus

O excesso de peso também está correlacionado com o aparecimento de celulites. Por este motivo, manter um peso adequado, realizar uma alimentação balanceada e aliada a atividade física regular garantem uma diminuição do aparecimento das celulites.

ALIMENTAÇÃO X  CONSERVAR O BRONZEADO

A dica é de como conservar um lindo bronzeado, para isso é preciso um consumo adequado de vitaminas do complexo B, C e A e Zinco que  auxiliam na preservação do bronzeado por mais tempo. Invista em alimentos que contem Carotenoides que é um pigmento amarelo alaranjado dos alimentos que auxilia no bronzeado, vitamina C e E que se encontram em frutas ácidas e são antioxidantes que combatem os Radicais Livres e evitam o envelhecimento precoce da pele.

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ALIMENTAÇÃO X UNHAS, CABELOS E NUTRIÇÃO

A qualidade das unhas e cabelos são importantes indicadores de deficiências nutricionais. Alguns nutrientes são importantes para a construção, síntese e manutenção de estruturas. 

Vitamina A

Vitaminas do complexo B: síntese de células e tecidos 

Zinco: multiplicação de células.

Proteínas:  participa do processo de formação de tecidos. 

Vale lembrar que uma alimentação equilibrada e variada garante o fornecimento de todos os nutrientes necessários ao organismo, refletindo na saúde das unhas e cabelos.

Bom meninas essa foi mais uma matéria da semana, espero que vocês tenham gostado.

Beijinhos

Kênia Oliveira

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2 Respostas to “Nutrição e Estética”

  1. Miry Rodrigues maio 27, 2013 às 17:44 #

    Gatinha,

    Amei as dicas do seu bloguinho. Parabéns!!! Visita o meu tb. Tenho página no Face tb: Blog Freskurinhas de Miry

    Bjim freskinho

    Miry Rodrigues
    http://freskurinhasdemiry.blogspot.com.br/

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