Colesterol Alto

3 jun

Bom dia meninas, hoje vamos falar sobre o colesterol alto, um problema que vem afetando bastante a população de hoje em dia. Nas próximas duas semanas vou abordar brevemente alguns assuntos como esse, para conscientizar do risco que essas doenças podem trazer a nossa saúde.

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O QUE É COLESTEROL?

O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. Ele está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). Em nosso organismo, desempenha funções essenciais, como produção de hormônio, ácidos biliares e vitamina D. Quando em excesso (hipercolesterolemia), o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias, que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos, determinando um processo conhecido com arteriosclerose. Se esse depósito ocorre nas artérias coronárias, pode ocorrer angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. Se ocorre nas artérias cerebrais pode provocar acidente vascular cerebral (derrame). Portanto o colesterol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares

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TIPOS:

  • LDL colesterol: conhecido como “ruim”, ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento
  • HDL colesterol: conhecido como “bom”, retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura. 

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FATORES DE RISCO

Alguns fatores que você pode controlar

  • Exercícios

Exercícios aeróbicos são uma forma de aumentar o HDL-C e reduzir o LDL-C, perder peso e controlar a pressão arterial.
Discuta com o seu médico qual o melhor exercício para você.

  • Dieta balanceada

É extremamente importante ter uma alimentação adequada e balanceada, evitando alimentos que podem comprometer sua saúde. Lembrando: Um individuo magro não é sinônimo de saúde, pois o mesmo pode apresentar porcentagem de gorduras elevado e algumas outras doenças, porque mesmo não comendo em excesso, não obtém uma alimentação saudável.

  • Peso

O excesso de peso tende a aumentar o seu nível de LDL (“mau”) colesterol. A perda de peso pode ajudar a diminuir o LDL-C e aumentar os níveis de HDL (“bom”) colesterol.

Fatores que você não pode controlar

  • Sexo

Homens têm maior risco de apresentar colesterol elevado que as mulheres. Mas depois da menopausa, o LDL-C da mulher aumenta e o HDL-C diminui.

  • Idade

O colesterol aumenta com a idade. Nos homens isso ocorre a partir dos 45 anos e nas mulheres a partir dos 55 anos.

  • Hereditariedade

Os genes podem influenciar o nível do LDL (“mau”) colesterol através da velocidade com que o mesmo é produzido e removido do sangue.

Prevenção/Orientação           

  • Fazer exercícios físicos: a atividade física pode ajudálo a emagrecer e a diminuir as tensões. Controlando o peso, fazendo exercício ou praticando esporte, você se sente melhor e diminui o risco de infarto
  • Não fumar: o cigarro é um fator de risco para doença coronária. Aliado ao colesterol, multiplica os riscos
  • Evitar o estresse: uma vida menos estressada também diminui o risco de infarto. Procure transformar as suas atividades diárias em algo que lhe dê satisfação
  • Fazer uma dieta com baixos níveis de gordura e colesterol: seja rigoroso no controle da alimentação.
  • Prefira peixes , aves sem peles , carne magras, sem a presença de gordura visível, leite e iogurte desnatados ou semi desnatados e queijos magros como a ricota.
  • Escorra a gordura depois de dourar a carne e remova a gordura endurecida na superfície de sopas e molhos de carnes gelados antes de aquecê-los.
  • Evite o consumo de vísceras (fígado, rins, miolos, etc).
  • Não usar gorduras de origem animal (banha , creme de leite, nata, manteiga, etc.) no preparo de alimentos.
  • Evite consumir mais que 3 gemas por semana.
  • Escolha sorvetes de frutas, ao invés de sorvetes cremosos.
  • Evite preparações em que o ovo seja um ingrediente importante, (bolos, quindins, pudins, fios de ovos, etc.).

Alimentos ricos em colesterol:

  • Bacon
  • Ovas de peixes
  • Biscoitos amanteigados
  • Doces cremosos
  • Pele de aves
  • Camarão
  • Queijos amarelos
  • Carnes vermelhas “gordas”
  • Gema de ovos
  • Sorvetes cremosos
  • Creme de leite
  • Vísceras.

Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol:

  • Bagaço da laranja
  • Ameixa preta
  • Couve-flor
  • Mamão
  • Mandioca
  • Azeite de oliva
  • Pão integral
  • Aveia
  • Farelo de aveia
  • Pêra
  • Cenoura
  • Farelo de trigo
  • Cereais integrais
  • Feijão
  • Quiab
  • Vegetais folhosos.

Bom meninas, então é isso, vamos cuidar da nossa SAÚDE desde cedo, aproveite e cuide da saúde da sua família também.

Beijinhos

Kênia Oliveira.

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