Festa Junina e Nutrição

24 jun

Olá meninas, hoje vamos ter um papo sobre as festas de são João, estamos no mês de junho e com ele vem a famosa festa junina. Neste mês, há muito tempo, comemora-se o dia de Santo Antônio, São João e São Pedro. Vamos ver o que podemos fazer para não engorda e poder comer das deliciosas comidas típicas.

 saojoao1

Esta época é de muita alegria, devido a festas, danças, brincadeiras, confraternizações e muitas comidas típicas: arroz doce, canjica, bolo de milho, cocada, pé de moleque, doce de abóbora, pipoca, batata doce, quentão, vinho quente, estas e outras delícias que só de pensar já nos fazem perder a cabeça! O que fazer para comer todas estas coisas e não sair fora do pesoO segredo para que você não adquira alguns quilinhos nestas festas é o seguinte: não exagere na comilança nem na bebida alcoólica. Consuma sempre uma quantidade pequena. Quando for em uma festa junina aproveite não só para comer, mas curta também o clima de alegria, as brincadeiras, a famosa quadrilha e confraternize-se com seus amigos.

 saojoao2

Milho assado é uma ótima opção, pois fica sequinho e sem adição de outros componentes que podem deixá-lo menos saudável. A pipoca também, porém e a pipoca for feita com manteiga, muito sal e queijo, fica muito calórica e cheia de gorduras, o que não é bom para nosso o organismo. Assim como a pamonha e o curau se feitos com muito açúcar. O equilíbrio sempre é necessário. Sem exageros podemos comer um pouco de cada alimento em uma festa junina. Como o milho e o pinhão são alimentos que possuem muitas calorias, seria importante não abusar dos dois juntos. Comer um pouco de cada e completar com outros alimentos fonte de proteína, como um espeto de frango, é o ideal.

A seguir coloquei algumas preparações e alimentos com o seu valor nutricional:

 saojoao4

Vinho quente: O vinho é originado através da fermentação da uva fresca. Esta bebida apesar de possuir teor alcoólico possui propriedades funcionais para o nosso organismo, segundo estudos. Se consumido com moderação pode proteger o coração contra doenças cardiovasculares, já que possui uma substância chamada flavonóides que tem ação antioxidante, que também combate os radicais livres e proporciona o rejuvenescimento das células. Outra propriedade presente no vinho é o reverastrol, que faz com que aumente as taxas de HDL (colesterol bom) no sangue.

Milho: Seja como pipoca, canjica, bolo, o importante é não deixar de experimentar um pouquinho deste cereal. Possui alto valor nutricional, contendo vitamina C, A, folato, ferro e fibras, em sua composição. Ele também é fonte de energia, vitamina b1 – importante para o sistema nervoso e aparelho digestivo –, e vitamina E, que protege o sistema reprodutor o grão ainda possui antioxidantes e polifenois, que reduzem o risco de doenças cardíacas por exemplo.

Amendoim (pé-de-moleque, paçoca): é o 2ª maior alimento produzido no mundo e apesar de ser classificado como um tipo de noz, é considerado uma leguminosa rica em vitamina C, potássio, magnésio, ferro, cálcio, zinco e fibras. No entanto, 100g deste nutritivo alimento possui nada menos que 500kcal!!!! Portanto, se não quiser engordar, manere na quantidade.

Batata doce: é uma excelente fonte beta-caroteno, o que ajuda a evitar certos tipos de câncer. Apesar de seu gosto adocicado, este tipo de batata apresenta quase a mesma quantidade de amido que as demais.

Arroz doce: destaca-se por seu elevado poder energético.

Gengibre: sempre acompanhado do quentão nas festas juninas, é uma raiz muito utilizada para aliviar náuseas, calafrios e congestão de resfriados. Seu sabor picante é um dos atrativos de seu consumo.

Depois de conhecer um pouco mais sobre estes alimentos, aproveite para não deixar de consumir um pouco de cada neste mês especial. Com equilíbrio e moderação é possível aproveitar a festa e todas as suas delícias, sem sair da linha e ganhar alguns quilinhos!

Receitas saudáveis para sua festa:

Bolo de Fubá Cremoso light

saojoao4

Ingredientes:

    4 ovos (de preferência orgânicos)
    4 xícaras (chá) de leite (desnatado)
    1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
    1 xícara (chá) de fubá
    1/2xícara (chá) de amido de milho
    2 colheres de margarina light
    1 pitada de sal marinho
    Raspas de 1 limão
    1 colher (sopa) de pó Royal
    1/2 xícara (chá) de queijo ralado
    1xícara (chá) de coco ralado sem açúcar

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes, exceto o queijo e o coco no liquidificador. Bata até que a mistura fique homogênea. Em seguida agregue o queijo e o coco e bata para que misture os ingredientes. Coloque a massa em forma untada e polvilhada e deixe descansar por 5 a 10 minutos. A seguir coloque para assar em forno brando ( 180 graus), previamente aquecido. Quando estiver corado é hora de verificar se o bolo está pronto. Para saber se está assado, basta espetar um palito, caso volte limpo já pode desligar o forno.

Canjica light

 saojoao5.jpg

Ingredientes
250 gramas de milho para canjica
1 xícara de (chá) de leite em pó desnatado
2 xícaras de (chá) de leite desnatado
 ½ xícara de (chá) de adoçante em pó (para forno e fogão)
1 vidro de leite de coco light ou natural
2 paus de canela
2 cravos da índia
1 colher de (sobremesa) de margarina light

Modo de preparo
Coloque a canjica de molho com bastante água por no mínimo 12 horas. Escorra a água e coloque-a numa panela de pressão. Cubra a canjica novamente com bastante água. Feche a panela e leve-a ao fogo alto para cozinhar. Quando a panela começar a apitar, conte cerca de 30 minutos. Após esse tempo, verifique se a canjica está macia. Retire a canjica da panela de pressão e escorra a água. Coloque o leite desnatado, o leite em pó, o adoçante e o leite de coco numa panela e misture bem. Acrescente os grãos da canjica cozidos na panela, os cravos e os paus de canela e mexa. Acrescente a margarina e leve a panela ao fogo médio por cerca de 10 minutos, mexendo constantemente. Retire a canjica do fogo e coloque-a num recipiente. Se quiser cubra com canela em pó.

Beijinhos meninas, boas festas e aproveitem com moderação!

Kênia Oliveira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: