Aleitamento Materno e nutrição

15 jul

Olá meninas, como na semana passada falamos sobre gestação… essa semana iremos falar sobre a importância do aleitamento materno com nutrição.

BB1

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal aquela que acontece até o 28º dia de vida nos países em desenvolvimento. No Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano, 65,6% ocorrem no período neonatal e 49,4% na primeira semana de vida. O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. Bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento.

BB2

QUAL IMPORTANCIA?

O Leite materno é a alimentação ideal para o bebê porque do ponto de vista nutricional traz a quantidade de vitaminas, sais minerais, proteínas, gorduras, calorias… mais exata para o desenvolvimento inicial e futuro do organismo humano, já sendo comprovado que previne obesidade, diabete e hipertensão arterial na vida adulta. Possui benefícios imunológicos, pois contêm anticorpos que protegem as crianças contra várias infecções, além de outras proteínas, células e enzimas protetoras, que previnem doenças como infecção de ouvido (otite), infecções respiratórias em geral, infecções urinárias e diarréia e diminuem também o risco das doenças alérgicas. No caso de famílias com histórico de atopias (alergias), enfatiza-se a importância de os lactentes não desmamaremantes dos 6 meses de idade, sendo protetor também a manutenção do aleitamento materno até (pelo menos) 1 ano de idade, adiando-se a introdução do leite de vaca.

ATÉ QUANDO AMAMENTAR?

Recomenda-se o ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO até os 6 meses de idade. Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais. Além de ser A MELHOR E MAIS COMPLETA alimentação para um bebê, até os 6 meses de idade, possuindo tudo que ele precisa para crescer forte, saudável e bonito, a amamentação possui benefícios para a mãe também, como o fortalecimento do vínculo entre ela e o seu filho, a ajuda para perder peso após o parto, a melhora da estética da mama e até a prevenção do câncer de mama e de ovário, entre outros.

COMO AMAMENTAR?

BB3

Para uma boa e eficiente amamentação deve haver uma boa “pega” do seio materno e para isso, uma posição confortável e relaxada da mãe. O bebê deve estar com roupas adequadas, de preferência com braços e pernas livres, com corpo voltado p/ mãe e cabeça alinhada com o corpo. As mamas devem estar expostas e a mãe deve segurar a mama em forma de “C” (dedo polegar na parte superior e os outros 4 dedos na inferior), com cuidado para deixar a aréola livre e para não fazer forma de tesoura. A mãe deve estimular o bebê a pegar o seio, tocando o mamilo nos cantos do seu lábio inferior, ele por reflexo abre a boca e abaixa a língua, ao pegar a aréola ele acaba sugando reflexamente.

Para verificar a boa “pega”, observar se:

  • A aréola foi em grande parte ou, quase toda, abocanhada (Não deixar o bebê pegar só o mamilo, pois machuca    o seio materno e não sai leite! O leite está “guardado” na aréola !)
  • O queixo está tocando o seio;
  • A boca está bem aberta;
  • O lábio inferior está voltado para fora;
  • A aréola está mais visível acima da boca do que a baixo.

DÚVIDAS FREQUENTES

  • Não existe leite materno ” fraco”?

     A composição do leite muda de acordo com a fase da amamentação e, por isso, o leite materno tem aparências diferentes ao longo do tempo. Nos primeiros dias é chamado de colostro, sai em pequena quantidade e quase transparente. Nesses primeiros dias é normal o RN perder um pouco de peso, ele perde principalmente edema (“inchaço”), mesmo que não tenha nascido com aparência de inchado. Depois do colostro o leite, a cada mamada, sai inicialmente mais branco e “aguado” (sendo nesse momento, mais rico em anticorpos e proteínas, sendo chamado de 1o. leite) e no final, mais amarelado e espesso (sendo chamado de leite posterior, ou 2o. leite, mais rico em gorduras), mas ambos são igualmente importantes e complementares, para uma boa e completa mamada! Dessa maneira, comece em uma mama e quando sentir que ela esvaziou, passe para a outra, uma mamada completa exige que o bebê mame em ambas mamas, para isso, não  deixe o bebê dormir, mexa com ele, converse…, depois, na próxima mamada comece pela mama em que o bebê terminou na mamada anterior, que estará mais cheia.

  • De acordo com os alimentos que a mãe come, o leite materno pode dar cólicas no RN?

 A qualidade da alimentação materna deve visar a sua saúde e o seu bem estar, sendo, o leite materno, conseqüência. É claro que os exageros devem ser evitados, bem como as bebidas alcoólicas e o tabagismo. Em geral, não se recomenda que a mãe evite determinados alimentos, mas se a mãe nota que sempre que come determinado alimento o bebê fica mais incomodado, seria interessante evitá-lo ou substituí-lo, se possível…

  • Posso dar chá para o meu bebê? Os chás passam as cólicas?!

A resposta é NÃO!!! O chá (seja qual for) é água adocicada, com sabor! Com quase zero calorias, sem proteínas, sem lipídeos, sem anticorpos,… e que ocupam espaço no estômago da criança, que mamará menos por isso! Dessa maneira, não se deve dar chás para os bebês que estão em aleitamento materno, nem para os que estão com outros leites. Além disso, não é verdade que passam as cólicas !!! Podem é causar mais, uma vez que o organismo do bebê não está preparado para receber esta água com açúcar e erva.

Então é isso meninas, espero que de alguma forma essas dicas e orientações possam ter contribuído de alguma forma para esse momento tão importante na vida de nós mulheres. Beijinhos!!!!

Kênia Oliveira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: