Alimentos Funcionais

5 ago

Olá meninas, hoje vamos falar sobre os alimentos funcionais, que estão entrando com tudo na alimentação de muita gente. O que é? pra que serve? Aonde encontrar? vamos saber tudo aqui!

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O QUE É ALIMENTOS FUNCIONAIS?

Os alimentos funcionais são aqueles que exercem funções metabólicas ou fisiológicas no organismo atuando no crescimento, desenvolvimento, nutrição, proteção, entre outros. Aplica-se aos alimentos funcionais o papel de proteger o organismo contra doenças crônico-degenerativas além de problemas como celulite, acnes, envelhecimento precoce e outros.

PARA QUE SERVE OS ALIMENTOS FUNCIONAIS?

Os nutrientes e fitoquímicos dos mais variados alimentos sejam eles, funcionais ou não, executam funções específicas no nosso organismo e, conhecendo esses processos pode-se detectar os desequilíbrios funcionais. Esses desequilíbrios funcionais são alterações das funções normais orgânicas, causadas por carências nutricionais e sobrecarga do sistema imunológico, além da diminuição da capacidade do organismo de eliminar toxinas. Esses desequilíbrios funcionais podem desencadear distúrbios que nos afetam tanto na nossa saúde física, como mental e emocional. Dessa forma, a Nutrição Funcional possibilita tratar efetivamente as CAUSAS desses distúrbios, restabelecendo o equilíbrio orgânico e PREVENINDO novos problemas.

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QUAIS SÃO OS ALIMENTOS FUNCIONAIS?

São vários os alimentos funcionais, mas aqui abaixo citei alguns:

São alimentos funcionais: soja, trigo, arroz, milho, tomate, alho, azeite, chá-verde, uva vermelha, castanha-do-pará, peixes, gergelim, linhaça, lactobacilos, mel e outros. São considerados funcionais os alimentos pré-bióticos, probióticos e simbióticos que beneficiam o funcionamento do intestino.

SOBRE OS ALIMENTOS FUNCIONAIS:

ALFACE: rica em quercetina e fibras. Contém lactulina, a substância amarga que confere ao alface efeito relaxante.

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Alface roxa: boa fonte de folato e potássio. É dez vezes mais rica em quercetina do que a alface comum, o que lhe confere propriedades antioxidantes poderosas. Possui propriedades anticancerígenas e ajuda a manter os ossos fortes.

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ALHO: hipotensor, hipoglicemiante, previne contra a formação de coágulos (ação antiplaquetária), antiinflamatório, vasodilatador, antibiótico, antifúngico, antiviral, hipocolesterolemiante, antioxidante, quimioprotetor frente ao câncer e imunoestimulante. Dica: Consumir 4 dentes de alho crú por dia, amassar e triturar para liberar os compostos bioativos do alho.

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AMEIXA: são fonte de ferro, potássio, de ácido ferúlico e de outros fitoquímicos fenólicos, o que a torna rica em antioxidantes. Possui propriedades anticancerígenas, inibindo a ação de radicais livres no intestino. Apresenta efeito laxativo por apresentar mucilagens em suas composição. Dica: Consumir uma ameixa seca ou fresca por dia.

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AVEIA: boa fonte de magnésio, zindo e um fitoquímico chamado ácido fítico. Tem como principal substância bioativa a betaglucana que está concentrada principalmente no gérmen do grão, além de proporcionar fibras solúveis e insolúveis. Auxilia na redução da absorção de colesterol. Aumenta a síntese de ácidos biliares, colaborando com a digestão de gorduras. Apresenta efeito protetor contra o desenvolvimento do câncer de cólon e modula a absorção de glicose por ter baixo índice glícêmico. A aveia também contém uma outra substência chamada avenatramida que é um potente antioxidante e atua reduzindo a formação de placas de ateroma, diminuindo o risco para aterosclerose.  Dica: Deve-se ingerir líquidos juntamente com o consumo de aveia, por esta ser fonte de fibras hidrosolúveis. Indica-se o consumo de farelo ou farinha de aveia, por disponibilizarem maior quantidade de betaglucanas do que o grão inteiro.

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BANANA: rica em potássio e vitamina B6. É bastante energética. É fonte de serotonina e dopamina, influenciando no humor e apetite do indivíduo. As bananas-da-terra são ricas em amidos resistentes (amidos que não digeridos pelo organismo) e que estão associados a baixa incidência de câncer de intestino. As bananas maduras são facilmente digeridas e seu conteúdo de fibras ajuda a regularizar o intestino.

BATATA-DOCE: contém betacaroteno e antioxidantes como a vitamina C e E, o que maximiza a eficácia de seus carotenóides no combate aos radicais livres. Ajuda na absorção de ferro dos cereais e a reduzir o risco de artrite.

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CANELA: é rica em cálcio. Apresenta efeito hipoglicemiante, auxiliando na diminuição da glicemia em indivíduos que apresentam diabetes tipo 2. A canela também reduz os níveis de triglicérides e colesterol total. É considerada estimulante e anti-diarréica, além de facilitar a digestão. Possui ação aperiente. Dica: Acrescente a canela no chá após pronto para o consumo.

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COUVE: é uma boa fonte de luteína, de outros carotenóides, folato, cálcio, vitamina C e E e de outros glicosinolatos. Em geral, a couve apresenta a maior capacidade antioxidante entre as verduras. Ajuda a reduzir o risco de catarata. Está associada a redução do risco de câncer de boca, estâmago, cólon, pulmões e mama. Dica: Suco desintoxicante.

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GENGIBRE: apresenta efeito antiemético, reduz enjôos na gravidez e  pós-operatório. O gengibre contém uma substância chamada canfeno que é responsável por conferir o gosto característico do gengibre. Alivia sintomas de tensão pré-menstrual. Apresenta propriedades estimulantes devido a presença de vitamina B3 e B6. Também contém magnésio, selênio e zinco exercendo uma ação antioxidante no organismo. Dica: O chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca.

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LIMÃO: é boa fonte de vitamina C. São ricos em limonóides e um fitoquímico chamado limoneno (monoterpeno). Ambos reconhecidos como anticancerígenos. Ajudam a abaixar os níveis de colesterol no sangue.

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LINHAÇA: tem como substância bioativa a lignana. É rica em ômega-3 e fibras. Auxilia na modulação do sistema imunológico, na diminuição de inflamações, no combate a acne, psoríase e queimaduras solares, promovendo a renovação celular. Além disso, promove o equilíbrio hormonal, amenizando os distúrbios causados pela TPM e menopausa e na prevenção do câncer de mama e ovário. Previne também o câncer de próstata. Auxilia no crescimento e desenvolvimento infantil e tem efeito antiespasmódicos e analgésicos. É indicada para manter a saúde dos cabelos, pele e unhas.

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VINHO TINTO: apresenta em sua composição flavonóides como a quercetina, campferol, catequinas, antocianinas e resveratrol, entre outros compostos bioativos É um potente antioxidante e antiinflamatório. Além de reduzir a agregação plaquetária  e a oxidação de LDL-colesterol, diminuindo assim o risco para doenças cardiovasculares e aterosclerose.  O vinho tinto ajuda a elevar o HDL-colesterol e age como um vasodilatador. Recomendação de consumo: 60ml de vinho tinto para homens e 30ml de vinho tinto para mulheres por dia.

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Então é isso meninas, esses foram apenas alguns dos muitos alimentos funcionais que temos, espero que a partir de AGORA, adquirimos esses alimentos no nosso dia a dia.

Beijinhos

Kênia Oliveira

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3 Respostas to “Alimentos Funcionais”

  1. michellyms agosto 5, 2013 às 14:27 #

    Eita, estou enrolada… desses daí, não estou comendo muitos não!! Ê como é difícil fazer dieta, sô.

  2. brunacorrea agosto 5, 2013 às 20:39 #

    Excelente post! 🙂

    BLOG:
    http://bruh-correa.blogspot.com.br/

    CANAL:
    http://www.youtube.com/user/TheBruhCorrea

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