Higienização dos alimentos

19 ago

Bom dia meninas!!! Hoje nosso papo é sobre limpeza, higienização de alimentos, Não basta selecionar com cuidado os alimentos que vão para a sua geladeira. Para fugir de infecções e contaminações é preciso aprender a higienizá-los da maneira correta. Vamos ver tudo aqui no papo doce.

1nu

Higienizar é preciso ?

Os vegetais podem ter contaminação química (agrotóxicos), biológica (microbiana, detritos orgânicos) e sujeira diversa (poeira, partículas estranhas), e isso é possível que aconteça em todas as fases do ciclo produtivo: no local de plantio, pelo uso de fertilizantes, na colheita, no transporte, na estocagem e até no ponto de venda. Por todos esses fatores é necessário sim a higienização do alimento.

1nu

Qual o risco que corremos ao ingerir alimentos não higienizados?

As consequências são uma extensa lista de problemas de saúde. As sujeiras, você já sabe, geram desconfortos gastrointestinais, como vômitos, sem contar obstruções e engasgos. A contaminação química leva a alergias, alterações em fetos, intoxicações e doenças hepáticas, renais e neurológicas, além de estar associada a diversos tipos de câncer. Já os alimentos com contaminação biológica (micróbios e fezes, por exemplo) causam infecções extraintestinais, como hepatite A, e infecções e infestações intestinais provocadas por bactérias, vírus, protozoários e vermes, com gravidade variável, causando debilidade física por desnutrição e desidratação.

O que higienizar?

A recomendação do Ministério da Saúde é que frutas que sejam comidas com casca e verduras e hortaliças, como frutas, verduras, legumes e raízes, consumidas cruas sejam higienizadas ficando de molho em soluções à base de cloro, e não no vinagre.

Como higienizar?

3nu

O vinagre não é suficiente para matar os microrganismos que podem causar doenças na criança e na família toda.  O ideal é usar produtos especiais para limpeza desses alimentos, feitos com hipoclorito de sódio. Eles são encontrados em supermercados, farmácias e alguns postos de saúde, e a embalagem explica como usar: normalmente são algumas gotas por litro de água, e deixa-se as frutas e hortaliças de molho por cerca de 15 minutos. Depois é só enxaguar com água filtrada, se quiser, para tirar o gosto e cheiro de cloro.

No caso de você não ter à mão esse tipo de produto especial, pode usar água sanitária, que é feita com o mesmo princípio ativo, hipoclorito de sódio, desde que o rótulo recomende esse uso. A proporção recomendada pelo Ministério da Saúde é uma colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água.

A diferença entre os desinfetantes para hortifrutícolas à base de hipoclorito (como o Hidrosteril) e a água sanitária que comprova eficácia contra E. coli e E. faecium é o preço: a água sanitária é bem mais barata. A fórmula é praticamente a mesma, e a eficácia é exatamente a mesma (pois ambos os produtos passam pelos mesmos testes).

Mas atenção: você não pode usar para higienizar alimentos produtos que digam na embalagem que são alvejantes, limpadores, tira-manchas etc. Só pode quando está escrito “água sanitária”. Na água sanitária é proibido acrescentar outras substâncias. Por isso, a embalagem precisa dizer claramente que se trata de água sanitária, e que o produto está de acordo com a regulamentação da Anvisa. Em produtos como alvejantes, limpadores, tira-manchas etc., além do hipoclorito de sódio, pode haver corantes, fragrâncias, detergentes, entre outros, que podem ser tóxicos.

Então é isso meninas, vamos higienizar direitinho nossos alimentos!!!

Beijos

Kênia Oliveira

Anúncios

2 Respostas to “Higienização dos alimentos”

  1. iasmin fenandim agosto 19, 2013 às 13:51 #

    Oie linda,gostei muito do seu post,raramente temos esses cuidados que sao tao importantes,dei uma fucada no seu blog e vi suas dicas de compras em Salvador,amo essa terrinha mais linda!
    gostaria de convida-la para conhecer meu blog, http://yasminfernandim.blogspot.com.br
    fica com Deus bjus

    • leilanelimas agosto 20, 2013 às 08:33 #

      Oi linda, obrigada! Kenia sempre com posts ótimos e úteis 🙂
      Aii que bom, adorei também 🙂
      bju!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: