Papo Nutrição: Chia

2 set

Olá meninas, hoje vamos saber tudo sobre a semente chia.

c3

  • O QUE É?

Originária do México, a chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física. Ela é uma semente que entre os principais componentes está o ômega 3 – em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça. também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteínaPelo excelente conteúdo nutricional, a chia ganhou a atenção de pesquisadores do mundo inteiro. Assim que chegou ao Brasil, entrou na dieta das pessoas que se preocupam com a boa forma física e a perda de peso. Outras propriedades do grão, porém, merecem ser destacadas.

  • Conheça alguns dos seus benefícios:

1 – Tem ação anti-inflamatória, porque o grão fornece o ômega 3 (ácido linolênico), que tem a propriedade de combater a inflamação do organismo.

2 – Tem compostos bioativos com forte ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e também resultam no desenvolvimento de algumas doenças.

3 – Contribui com o controle do diabetes, graças ao alto teor de fibras, o que ajuda a melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina, melhorando a glicemia pós prandial (pós refeição). As fibras tornam mais lenta a absorção dos açúcares pelo intestino, o que ajuda e muito a manter a glicemia (açúcar no sangue) controlada.

4 – É grande aliada nas dietas de emagrecimento ou na manutenção do peso ideal, por ser fonte de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso no estômago, tornando a digestão mais lenta e  resultando num aumento de saciedade. Isso favorece uma melhor seleção dos alimentos nas refeições seguintes, bem como redução nas quantidades, uma vez que reduz apetite.

Imagem1

5 – Pode ser um alimento coadjuvante na redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, dislipidemia em indivíduos que apresentam sobrepeso, isso também por melhorar a resistência à insulina e perfil lipídico. Os indivíduos obesos ou que apresentam sobrepeso já tem fator de risco para o desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares.

6 – Combate a constipação, ajudando com a boa saúde intestinal, isso também pela quantidade de fibras que fornece.

7 – O consumo do grão favorece também o controle da pressão arterial, porque o ômega 3  presente tem efeito anti-hipertensivo.

8 – A presença do ômega 3 também faz com que a chia seja um bom alimento para a saúde cerebral, já que esses ácidos graxos poli-insaturados são componentes da estrutura das células nervosas, podendo também melhorar a memória, reduzir a ansiedade e depressão.

9 – Ajuda a melhorar a resistência e rendimento de atletas, além da recuperação muscular no pós treino, isso por causa da presença de proteínas vegetais, ômega 3 e também a presença de minerais que são perdidos pelo suor.

10 – É um poderoso alimento para incluir nas dietas de vegetarianos, por ser  fonte de proteínas vegetais. A qualidade da proteína é excelente, contendo muitos aminoácidos essenciais.

Imagem1

  • COMO INCLUIR NA ALIMENTAÇÃO

É possível encontrar a chia em diferentes formas:

Grãos (sementes ao natural): Preserva as propriedades nutricionais mais intactas. Pode-se incluir em sopas, bolos, saladas, polvilhar em cereais, iogurtes, frutas e até adicionar em bebidas (sucos ou água).

Óleo: Os ácidos graxos ômega 3 e 6 são preservados, no entanto o teor de fibras fica comprometido. É uma alternativa para temperar a salada ou colocar na sopa.

Farinha: É o produto final da moagem do grão da chia, fonte de ômega 3, fibras e proteínas.

É possível ainda encontrar chia em de flocos e em cápsulas.

c4

RECEITAS

GELEIA DE CHIA

c2

Ingredientes:

1 colher de sobremesa de chia

5 colheres de sobremesa de suco de uva integral sem conservantes e sem açúcar.

Mel ( se necessário)

Modo de fazer:

Misture a chia com o suco e deixe descansar de um dia para o outro.

TORTA DE LEGUMES COM CHIA

c1

Ingredientes:

Massa:

– 1 ½ Xícara de farinha integral;

– 1 Xícara de farinha de chia;

– 2 ½ xícaras de leite desnatado;

– 1/3 xicara de óleo;

– 5 unidades de ovos;

– ½ colher (sobremesa) de sal;

– ½ colher (sopa) de fermento em pó.

Recheio:

– 1 tomate sem semente cortado em cubos;

– 350g de brócolis;

– 350g de queijo branco light cortado em cubos;

– ½ colher (sobremesa) de ervas finas;

– 1 cebola ralada;

– tempero a gosto.

Cobertura:

– 3 colheres de sopa de farinha de chia;

– 1 colher de sopa de orégano.

Modo de Preparo:

Bata as claras em neve e reserve. Bata os demais ingredientes, exceto o fermento, na batedeira em velocidade alta.

Misture o fermento na mistura a mão, e após, junte as claras em neve delicadamente. Em uma forma untada com margarina, despeje metade da massa.

Coloque o recheio e complete com o restante da massa.

Polvilhe com a farinha de CHIA, e o orégano em cima da massa. Leve ao forno em temperatura média até dourar.

Rendimento: 18 pedaços

Calorias por porção : 110kcal.

É importante enfatizar que a chia deve fazer parte de uma dieta nutricionalmente variada e equilibrada, para que seja possível colher os seus benefícios para a saúde. Como todo alimento, é recomendado que o seu consumo seja parte de um rodízio, no qual haja variação com outras fontes de grãos e sementes. Então é isso meninas, espero que tenha gostado.

Beijos

Kênia Oliveira

Anúncios

4 Respostas to “Papo Nutrição: Chia”

  1. Rui Ameno setembro 2, 2013 às 16:13 #

    Gostaria de conhecer mais sobre a chia obr
    Rui

    • leilanelimas setembro 3, 2013 às 13:12 #

      Oi Rui, espero que o post tenha
      esclarecido suas dúvidas sobre a chia.
      😉 Volte sempre!

  2. Vivian Loreti setembro 2, 2013 às 16:15 #

    Confesso que não gosto muito de Chia, mas os benefícios dela não tem como negar.
    Talvez eu incorpore um pouco de Chia nas minhas refeições… a ideia é boa!

    Beijos

    Respira e casa Em busca do meu Coelho Branco

    • leilanelimas setembro 3, 2013 às 13:10 #

      Oi Vivi, os benefícios são tantos que vale a pena 🙂
      bju obrigada pela visita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: