O pão integral que você come é mesmo integral?

16 set

Olá meninas, hoje vamos falar sobre o pão integral, com certeza você já ouviu falar que comer pão integral faz bem para a saúde. Mas como saber se o pão que você compra por aí é realmente integral? Vamos saber agora!

Imagem1p1

Diferenças básicas entre pão branco e integral.

A diferença principal está no tipo de farinha de trigo utilizada na fabricação do pão. O integral é feito geralmente com uma mistura de farinha integral (40-70%) e farinha branca, enquanto o pão branco é feito apenas com a farinha resultante do grão de trigo polido, processo onde a indústria retira o germe do trigo e a película que reveste o grão. Esse processo é feito para a farinha ter mais tempo de vida de prateleira, isso é, demora mais para estragar.

Porque o pão integral é melhor para a saúde?

Imagem1p2

O pão integral tem na sua composição vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do nosso organismo, como a Vitamina B1 que é importante para nutrir as células dos músculos e do sistema nervoso; a Vitamina B2 que é muito importante para o desenvolvimento e renovação das células; a Vitamina E, que está presente no germe do trigo, e é um nutriente importante no retardamento do envelhecimento celular. O trigo integral ainda contém minerais como o cálcio, o magnésio e outros. Outro ponto importante é a riqueza de fibras, que vai ajudar no funcionamento intestinal e na eliminação de resíduos de gordura da digestão presentes no intestino.

O pão integral tem um tempo de liberação das moléculas de açúcar de forma mais lenta, o que chamamos de baixo índice glicêmico. Isso é bom para os diabéticos, para evitar picos de elevação da glicemia após a ingestão do pão branco.

Como saber se o pão é integral de verdade?

Imagem1p3

Temos que ter atenção ao escolher o pãozinho, pois com a variedade enorme que temos nos supermercados, boas escolhas garantem melhores resultados. Muito já se falou que os pães integrais não têm nada de integrais. Essa afirmação não está correta, mas têm um grande fundo de verdade.

Então vamos lá! Um bom pão integral, primeiramente deve ser rico em fibras. Essa é a grande diferença da farinha branca para a integral. Na farinha branca  (também chamada refinada) os grãos de trigo são moídos e ficam bem fininhos, enquanto que na farinha integral os grãos são mais preservados e suas fibras também.  Quanto mais refinada a farinha de trigo, menos fibras ela tem.

E olhem esse outro dado importante que não podemos deixar passar! Segundo a Anvisa, os ingredientes do alimento aparecem na ordem decrescente de quantidade. Portanto, se procuramos um item realmente integral, o primeiro ingrediente deve ser a farinha integral (trigo, centeio ou outra). Consequentemente ele terá mais fibras na sua composição

Existem muitos tipos de pães fabricados apenas com a adição de uma porção de farelo de trigo, o que vai enriquecer o pão com as fibras, mas o pão fica sem a presença do germe do trigo. Então para ser considerado integral, o pão tem que ter a presença de todos os componentes do grão de trigo original, que é a película mais o germe do trigo.

O ideal é que toda embalagem tivesse o rótulo com a composição dos ingredientes que foram utilizados na sua composição. Se tiver apenas a adição de farelo, não dá para ser considerado pão integral, mas sim pão enriquecido com fibra.

Então é isso meninas, ATENÇÃO na hora de escolher o nosso pão integral!

Kênia Oliveira – Nutricionista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: