Alimentação versus verão

23 set

Olá meninas, o verão está chegando e temos que estar preparadas para essa estação. Veja a seguir algumas dicas  importantes.

nu1

O verão é o período no qual altas temperaturas se concentram e os dias são mais prolongados. Por causa da temperatura elevada ocorre uma diminuição do metabolismo basal, pois nessa fase o organismo se esforça bastante para manter a temperatura interna do corpo. Como o organismo nesse período concentra grande parte de energia na manutenção da temperatura corpórea é importante saber consumir alimentos que não irão interferir na energia para a digestão.

Diante disso, é necessário mudar alguns hábitos nesse período para que o funcionamento do organismo ocorra de maneira correta, como:

  • A diminuição do consumo de sal.
  • A substituição de alimentos gordurosos e pesados por frutas, verduras e legumes.
  • A troca do sorvete pelo picolé de fruta.
  • A ingestão de cereais, tubérculos e carnes magras, bem como a utilização de gordura de origem vegetal.
  • Convém ingerir bastante líquido antes que se tenha sede, pois a sede é sinal de que o organismo já iniciou o processo de desidratação.
  • Prefira bebidas geladas, pois a temperatura influencia na absorção mais rápida e evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.
  • É importante fazer no mínimo três refeições ao dia, com variação de alimentos para que o funcionamento do organismo não fique comprometido.

Quais alimentos ajudam a hidratar o corpo no verão? 

Fotor092312264

Água de coco, sucos naturais, frutas ricas em água como melão, melancia, laranja, maçã, sorvetes de frutas, saladas de frutas e, é claro, muita água.

Quem não consegue consumir muita água, os sucos podem ser bons substitutos?


Sim, podem sim, inclusive se pode utilizar também os “suchás”, que são sucos feitos com chás. Devemos ter cuidado só com o índice glicêmico desses sucos, porque até mesmo as frutas em excesso engordam, principalmente quando possuem um alto índice glicêmico, ou seja, quando são muito doces, como por exemplo suco de manga, suco de laranja, suco de mamão.

No verão, muitos estão na praia e não dispensam aquela cervejinha. A princípio, ela pode até refrescar, mas e depois? A bebida alcoólica deve ser evitada no calor?


A bebida alcoólica não é indicada porque ela é diurética e acabamos desidratando. E com isso perdemos, através da urina, nutrientes essencial para a manutenção da hidratação. E bebida alcoólica é caloria vazia, engorda, e não te traz nenhum benefício.

Quais alimentos podem ajudar a obter um bronzeado mais bonito?

Fotor0923122756

Os alimentos ricos em betacaroteno, substância que ajuda na formação de melanina, o pigmento presente na pele para proteção e promoção de um bronzeado adequado. São fonte de betacaroteno: abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura, mamão e manga. Ele também pode ser encontrado em pequenas quantidades em alguns vegetais folhosos, como agrião, brócolis, couve, espinafre e repolho.

Vamos nós preparar com tudo para esse verão !!! beijos

Kênia Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: